A marca Sandoz
A Sandoz é uma divisão do Grupo Novartis e é líder global em medicamentos genéricos e biossimilares. A divisão foi fundada em 2003, quando a Novartis uniu todos os seus empreendimentos de genéricos sob o nome Sandoz – uma marca global única com longa história. Desde então, a Sandoz tem crescido uma das principais líderes do mercado mundial no setor de genéricos, com vendas anuais superiores a 10 bilhões de dólares.
A marca Sandoz é um selo de qualidade, na qual profissionais da saúde do mundo todo confiam como um símbolo de alta qualidade e medicamentos com custo-benefício. Ela se originou de uma pequena empresa que surgiu na Basileia, Suíça, em 1886. Kern & Sandoz, como a empresa era originalmente chamada, com foco na produção de corantes. Contudo, em uma década de atividade, ela produziu sua primeira substância medicinal, a antipirina, um agente controlador da febre. Por volta de 1917, empresa estabeleceu seu primeiro departamento farmacêutico e, em 1929, o Calcium Sandoz foi apresentado ao mercado, servindo de base para a terapia de cálcio como a conhecemos hoje. O Calcium Sandoz continuou sendo produzido até se tornar o produto mais conhecido da empresa e ainda se encontra representado no portfólio de produtos da Novartis.
Os biossimilares e anti-infecciosos Sandoz, líderes mundiais do setor, têm sua origem no trabalho feito na Biochemie, durante os anos 1940 e 1950.
Em 1939, a Kern & Sandoz tornou-se a Sandoz Ltd., nome sob o qual a empresa operou por quase sessenta anos. Durante esse tempo, do outro lado da fronteira na Áustria pós-guerra de 1946, uma empresa chamada Biochemie foi fundada para produzir e fornecer penicilina para a população austríaca, à época um item urgentemente necessário e escasso. Já em 1951, dois pesquisadores da Biochemie descobriram a penicilina resistente ao ácido, o que significou que, pela primeira vez, ela poderia ser administrada por via oral. A descoberta levou a mais desenvolvimento e ao rápido crescimento da empresa. Em 1963, a Sandoz adquiriu a Biochemie GmbH, representando o início da produção em larga escala de antibióticos e substâncias desenvolvidas a partir da biotecnologia. O portfólio da Sandoz hoje em dia continua a ser guiado por sua posição de liderança global em biossimilares e antibióticos genéricos, respectivamente. A Sandoz atualmente é o segundo maior produtor mundial de antibióticos.
Ao longo do Século XX, a marca Sandoz cresceu com constância e adquiriu reconhecimento internacional. No ano de 1996, a fusão da Sandoz com a Ciba-Geigy levou à criação da Novartis. A marca Sandoz permaneceu inativa durante alguns anos, mas não perdeu o renome adquirido anteriormente. Até que, em 2003, ao reunir seus empreendimentos em medicamentos genéricos ao redor do globo sob uma marca única, a Novartis reestabeleceu o nome Sandoz no mercado.
De suas raízes na Basileia do Século XIX, a marca Sandoz se transformou em uma líder global em medicamentos genéricos e biossimilares. Hoje em dia, como uma divisão do Grupo Novartis, oferecemos aproximadamente 1.000 moléculas, cobrindo uma grande variedade de áreas terapêuticas. Em 2015, nossos produtos foram ministrados em mais de 500 milhões de pacientes e aspiramos alcançar em breve a marca de 1 bilhão.
Nesta seção
- Sandoz no Brasil
- A unidade brasileira está sediada em Cambé, no norte Paraná, com uma planta produtiva que além de abastecer o mercado local, é também uma plataforma global para produção de hormônios.