Já ouviu falar em Biossimilares?
Os medicamentos biossimilares são cópias de biológicos de referência (desenvolvidos a partir de organismos vivos), que perderam a patente¹. Neste ano, celebramos 15 anos da criação do primeiro biossimilar: a somatropina² - molécula desenvolvida pela Sandoz e indicada para o tratamento de distúrbios do crescimento, que chegou ao mercado farmacêutico europeu em abril de 2006².
Um medicamento biológico (ou "produto biológico") contém um princípio ativo que é produzido por, ou extraído de, uma fonte biológica. Produtos biológicos consistem em entidades moleculares relativamente grandes e, com frequência, altamente complexas. Apenas organismos vivos são capazes de reproduzir moléculas de tal complexidade ³. Dessa forma, pacientes de diversas patologias complexas, como doenças reumatológicas, inflamatórias intestinais, distúrbios endocrinológicos, da pele e de alguns tipos de câncer, podem se beneficiar de seu uso.
Pioneira no setor de medicamentos biossimilares e promotora do acesso ao tratamento médico de qualidade para todos, a Sandoz do Brasil fomenta e acredita nas iniciativas nacionais que contribuem para a aprovação e conscientização social sobre os biossimilares, como o PL 362/2021, que debate a importância de se instituir o Dia Nacional dos Medicamentos Biossimilares e sua alta relevância para a sustentabilidade dos sistemas de saúde.
E, ainda, para ajudar a população a entender o que é e como funciona essa classe de medicamentos, que inclusive já conta com algumas variações disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), de maneira gratuita, a Sandoz fechou uma parceria com o portal Drauzio Varella, para compartilhar informações de confiança com toda a sociedade.
Acompanhe as publicações nos canais oficiais do Dr. Drauzio e em nossa landing page!
1.: Fiocruz - https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1744-entendendo-os-biossimilares. Acesso em 21/11/2021.
2.: European Medicines Agency - https://www.ema.europa.eu/en/medicines/human/EPAR/omnitrope. Acesso em 21/11/2021.
3.: European Medicines Agency, Committee for Medicinal Products for Human Use (CHMP) . Guideline on similar biological medicinal products containing monoclonal antibodies – non-clinical and clinical issues . London: European Medicines Agency; 2012 . Available from: http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/Scientific_guideline/2012/06/WC500128686.pdfAcesso em 22/11/2021.