Desenvolvimento de biossimilares
Você já sabe que biossimilares são cópias de medicamentos biológicos originadores aprovados por vias regulatórias rigorosas em mercados altamente regulamentados (como Estados Unidos e União Europeia).
No processo de aprovação, é necessário demonstrar que a estrutura molecular e atividade biológica do biossimilar são altamente semelhantes às do medicamento de referência, e que eventuais diferenças que existam não têm impacto clínico em eficácia e segurança. Para o registro, ainda são necessários estudos de farmacocinética/farmacodinâmica (PK/PD) e um estudo clínico na indicação aprovada que teria maior capacidade de demonstrar possíveis diferenças entre o biossimilar e o originador (veja abaixo).
Trata-se de um processo complexo, longo e dispendioso, que envolve dezenas de testes analíticos de alta tecnologia e um programa de desenvolvimento clínico. Tudo isso é feito para garantir que o biossimilar aprovado tenha um desempenho clínico equivalente ao produto originador, em eficácia, segurança e imunogenicidade.
Os estudos e fases de desenvolvimento de biossimilares
Estudos farmacocinéticos/farmacodinâmicos (PK/PD) analíticos, pré-clínicos e clínicos demonstram que a substância ativa do medicamento biossimilar corresponde à do medicamento de referência. A confirmação final da biossimilaridade requer um estudo clínico confirmatório de segurança e eficácia na Fase III em uma indicação sensível1,2. Este método é diferente do desenvolvimento de medicamentos de referência, cujo foco é provar o efeito clínico. Ambas as abordagens fornecem o mesmo nível de confiança em relação à segurança e eficácia do medicamento biológico.
Os 4 estágios do programa de desenvolvimento biossimilar2:
- Analítico - Compreende extensa caracterização físico-química para estabelecer a semelhança entre biossimilar e a molécula de referência, por exemplo, em termos de estrutura molecular.
- Pré-clínico - Estudos funcionais para confirmar a função biológica, por exemplo, modo de ação entre o biossimilar e a molécula de referência.
- Clínico PK/PD - Estudos clínicos de PK/PD de Fase I em humanos para determinar a bioequivalência, ou seja, que o biossimilar e o medicamento de referência funcionam no corpo da mesma maneira.
- Clínico Fase III - Estudo confirmatório de segurança e eficácia clínico de fase III realizado em uma população sensível de pacientes para confirmar se a segurança e a eficácia do biossimilar correspondem ao medicamento de referência.
A totalidade das evidências é o pacote de dados gerado a partir do programa de desenvolvimento do biossimilar para mostrar que ele corresponde ao medicamento de referência em termos de estrutura, função, perfil farmacocinético/farmacodinâmico, segurança e eficácia3.
Entendendo a aprovação de um medicamento biossimilar
Para ser aprovado para uso, um biossimilar deve corresponder ao medicamento de referência em termos de segurança e eficácia em pacientes, demonstrando não haver diferenças clinicamente significativas. Isso é feito usando estudos analíticos, pré-clínicos e clínicos avançados4,5, explicados acima.
Os biossimilares são aprovados pelos mesmos órgãos reguladores dos medicamentos de referência, como a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ou a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. Além disso, um biossimilar é fabricado com o mesmo padrão de qualidade utilizado para um medicamento de referência5,6.
A Sandoz é pioneira e uma líder global em biossimilares e já aprovou medicamentos da classe em mercados altamente regulamentados, como EUA, Brasil, Canadá, União Europeia, Japão e Austrália.
- Lemery SJ, et al. Clin Cancer Res. 2010; 16(17):4331-4338
- McCamish, M and Woollett, G. Clin Pharmacol Ther. 2012; 91(3):405-417
- Strand et al. Curr. Med. Res. Opin. 2017; 33(6):993-1003
- European Commission. Consensus Information Paper 2013. What you need to know about Biosimilar Medicinal Products. Disponível em: http://ec.europa.eu/DocsRoom/documents/8242/attachments/1/translations/en/renditions/native [Acessado em Junho de 2017]
- Information on Biosimilars. FDA. Disponível em: https://www.fda.gov/Drugs/DevelopmentApprovalProcess/HowDrugsareDevelopedandApproved/ApprovalApplications/TherapeuticBiologicApplications/Biosimilars/ [Acessado em Junho de 2017]
- European Medicines Agency. Questions and answers on biosimilar medicines (similar biological medicinal products). Disponível em: http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/Medicine_QA/2009/12/WC500020062.pdf [Acessado em Junho de 2017]