Câncer Infantil Mundial
A cada ano, 300.000 crianças desenvolverão câncer em todo o mundo, destas, 240.000 casos são esperados em países em desenvolvimento1. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura do câncer infantil2. No entanto, nos países em desenvolvimento muitas crianças ainda morrem, às vezes sem alívio efetivo da dor ou mesmo sabendo que têm câncer1. A taxa de sobrevivência para crianças com câncer em países desenvolvidos é de 80%, enquanto para crianças em países de baixa e média renda é tão baixa quanto 10%1. Não precisa ser assim!
No início de 2016, a Sandoz assinou um acordo de parceria com a World Child Cancer, uma organização sem fins lucrativos com programas em 9 países. Esta parceria concentrou-se inicialmente nas Filipinas, onde a Sandoz apoiou o desenvolvimento de centros especializados de tratamento de câncer na região insular de Mindanao, onde são esperados 1.000 casos de câncer infantil anualmente1. Em 2017, a parceria foi estendida para apoiar programas em Gana, México e Mianmar.
Nas regiões em que a World Child Cancer atua nesses países, estima-se que 6.000 crianças desenvolvem câncer a cada ano, mas menos de 20% recebem diagnóstico e muito menos tratamento efetivo1. Com essa parceria contínua, estamos ajudando a desenvolver a capacidade médica na região e contribuindo para melhorar as taxas de sobrevivência ao câncer infantil, aproximando-as das do mundo desenvolvido.
Através desta parceria, apoiamos a formação e desenvolvimento profissional de profissionais de saúde locais para que possam oferecer o melhor atendimento e tratamento possível, ajudamos a aumentar a conscientização sobre os sintomas do câncer infantil e apoiamos a criação de centros de tratamento compartilhados em localidades rurais para que mais crianças recebem diagnóstico e tratamento precoces.
Clique aqui para acessar o site oficial do World Child Cancer.
¹World Child Cancer; https://www.worldchildcancer.org/who-we-are
²World Health Organization; http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cancer