06-04-2010 Pesquisas em oncologia




Atividade física e consumo de chá auxiliam sobreviventes ao câncer de mama no combate à depressão



Um estudo chinês recém-publicado avaliou a associação entre fatores presentes no estilo de vida e o uso de suplementos com a depressão entre mulheres que sobreviveram ao câncer de mama. Realizado em Xangai (China) e com duração de quatro anos, a pesquisa incluiu 1.299 mulheres diagnosticadas com o estágio 0 a 3 da doença.

Elas participaram de um processo de entrevistas realizadas pessoalmente 6 e 18 meses após o diagnóstico. Foram coletadas informações sociodemográficas, clínicas e sobre o estilo de vida. Além disso, foram realizados questionários como o QOL (Quality of Life) e outros para avaliar os sintomas depressivos, aproximadamente 18 meses após o diagnóstico.


Os investigadores observaram que, no geral, 26% das mulheres apresentavam sintomas depressivos e 13% preenchiam os critérios para depressão clínica 18 meses após o diagnóstico. Em contrapartida, aquelas que praticavam atividades físicas constantes e que consumiam chá frequentemente possuíam menos probabilidade de terem depressão. Não foram feitas associações entre o uso de suplementos dietéticos e a depressão.

Portanto, a participação regular em programas de atividades físicas e o consumo de chá podem desempenhar papel importante na prevenção da depressão entre sobreviventes ao câncer de mama.

Fonte: Journal of Clinical Oncology. 2010;28(6):991-8


Sala de Imprensa

Sala de Imprensa

A Sandoz acredita no importante papel que a imprensa e os profissionais de Comunicação desempenham na sociedade. Por isso, disponibiliza informações e está sempre disposta a dialogar.

Notícias internacionais

Acesse a Sala de Imprensa Global da Sandoz