Cuidador de idosos também precisa de atenção

29-06-2013

Tema será abordado em palestra ministrada pela especialista Maria Inês Falcão, psicóloga do Hospital das Clínicas de São Paulo, no próximo dia 29

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos já corresponde a 11% da população brasileira. Talvez isso explique porque a procura por cuidadores aumenta a cada dia. Diante desse cenário, o Hospital das Clínicas, em parceria com o PROTER (Programa Terceira Idade, do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP) e a Sandoz, segunda maior fabricante mundial de genéricos e empresa do grupo suíço Novartis, promoverá palestras com o tema central: “Cuidando do Cuidador“.

As apresentações acontecem no dia 29 de junho das 9h às 12h30 e faz parte do Ciclo de Palestras para Familiares e Cuidadores de Pessoas com Demência que acontece desde o ano 2000. O apoio da Sandoz está na sua segunda edição.

Segundo a psicóloga Maria Inês Falcão, que conduzirá a palestra: "Cuidador: por que eu?", na maioria dos casos, a família se responsabiliza pelos cuidados com o idoso e são denominados cuidadores informais. Eles podem ser divididos em: principal, quando há um responsável integral de cuidar e/ou supervisionar, realizando a maior parte das tarefas; secundário, aquele que não tem o mesmo grau de envolvimento e responsabilidade pelo cuidado, mas que substitui e socorre o cuidador principal eventualmente; e o terciário, que auxilia  apenas nas tarefas especializadas.

“As famílias se esquecem da saúde do cuidador, que, muitas vezes, não recebe ajuda ou reconhecimento dos outros“, explica a psicóloga. Ela também destaca que além dos eventuais problemas de saúde, há fatores estressantes em razão da sobrecarga. Um deles são as relações familiares. “Nas famílias em que o relacionamento já sofria algum desgaste, os conflitos ganham maiores proporções após o surgimento da doença“, completa. Por essas razões, a especialista Maria Inês Falcão acredita que o auxílio ao cuidador pode ocorrer por meio do acesso a informações, do treinamento das habilidades e do apoio terapêutico.

O ciclo de palestras teve início em março e os próximos encontros acontecem nos dias 31/08 e 26/10.

 

SERVIÇO:

Parceria Sandoz e PROTER – Programa Terceira Idade do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
Palestra: Cuidando do Cuidador
Data: 29/06/2013, sábado
Horário: 09h às 12h30
Endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César

Os interessados devem realizar suas inscrições e solicitar mais informações pelo e-mail:psicoeducacional.demencias@gmail.com. As vagas são limitadas e a estimativa de público é de 200 pessoas por dia.

 

Sobre a Sandoz

A Sandoz, divisão do Grupo Novartis, segunda maior fabricante mundial de medicamentos genéricos, oferece uma ampla gama de cerca de 1.000 produtos de alta qualidade e acessíveis que não são mais protegidos por patentes válidas. Com aproximadamente 25 mil colaboradores em 140 países, a Sandoz mantém a liderança global em biossimilares bem como em genéricos injetáveis, produtos oftalmológicos, dermatológicos e antibióticos. Grupos de produtos-chave incluem medicamentos para o tratamento do sistema nervoso central, distúrbios do aparelho digestivo, tratamentos cardiovasculares e terapias hormonais. . A Sandoz desenvolve, produz e comercializa estes medicamentos juntamente com produtos farmacêuticos e substâncias ativas biotecnológicas além de anti-infecciosos. Além de um forte crescimento orgânico nos últimos anos, a Sandoz tem feito uma série de aquisições incluindo a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria),Oriel Therapeutics (EUA) e Fougera Pharmaceuticals (EUA). Em 2012, a Sandoz alcançou vendas líquidas de USD 8,7 bilhões para o ano inteiro. Para mais informações, por favor visite www.sandoz.com

A Sandoz está no Twitter. Siga @Sandoz_global at http://twitter.com/sandoz.

Contato 
Claudia Alves
In Press (agência externa)
Tel.: (11) 3323-3774
E-mail: claudia.alves@inpresspni.com.br

Select a category

Related content

Serviço de Atendimento ao Consumidor

SAC.jpgInformações, sugestões e reclamações sobre os produtos Sandoz e informações médicas
0800 400 91 92 (Ligação gratuita)
Seg. à sexta (8h às 17h) 
sac.sandoz@sandoz.com