Sandoz participa de ação voluntária global

23-04-2013

Evento beneficia população de Londrina e Cambé

São Paulo, abril de 2013 – No próximo dia 25, a Novartis realiza em todo o mundo o Dia da Parceria com a Comunidade, estimulando os seus colaboradores a doarem um dia de trabalho atuando de forma voluntária em benefício às comunidades. A Sandoz, como uma empresa pertencente ao grupo suíço e segunda maior fabricante mundial de medicamentos genéricos participará ativamente desta ação que, no Brasil, terá como foco a hanseníase.

No Brasil, o Dia da Parceria com a Comunidade contará com o engajamento de mais de 3000  colaboradores do Grupo Novartis sendo que, especialmente na região de Londrina / Cambé, onde a Sandoz possui sua unidade fabril, cerca de 800 colaboradores participarão das atividades.  Ambos os municípios receberão tendas em locais de grande circulação, onde os voluntários com o apoio de profissionais da saúde levarão informações sobre a doença, seu diagnóstico e tratamento à população promovendo a prevenção à hanseníase.  Além disso, as escolas de Cambé também poderão contar com a visita dos voluntários com o mesmo intuito educativo.

Os colaboradores que não puderem participar desta atividade terão a chance de fazer parte de uma rede de solidariedade que contará com a arrecadação de doação de materiais não perecíveis para a Santa Casa de Cambé.

“O Dia da Parceria com a Comunidade faz parte do calendário corporativo da Sandoz e da Novartis em todo o mundo e marca a fundação da empresa. O tema deste ano foi escolhido para reforçar o comprometimento do grupo com doenças negligenciadas e ressalta a Carreta de Saúde, uma iniciativa que conta com o apoio do Ministério da Saúde e da ONG Morhan, que percorre diversos municípios brasileiros atendendo e diagnosticando portadores desta patologia e esclarecendo dúvidas sobre a hanseníase. “Por meio do trabalho voluntário, buscamos engajar nossos colaboradores e apoiar ainda mais as comunidades parceiras”, afirma Fernando Mateus, diretor geral da Sandoz Brasil.

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e as Secretarias Municipais de Saúde de Londrina e de Cambé, são parceiros na realização nesta ação e em outras realizadas pela Sandoz e pelo Grupo Novartis.

Globalmente a ação mobilizará mais de 20 mil colaboradores em 140 países.

Sobre a doença
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta através de sinais e sintomas dermatoneurológicos (lesões de pele e comprometimento dos troncos nervosos, principalmente os olhos, mãos e pés).

O diagnóstico precoce e tratamento regular evitam a instalação de incapacidades físicas e a propagação da doença. O contágio dá-se através das vias respiratórias, de uma pessoa doente portadora do Bacilo de Hansen não tratada.

Atualmente existem 13 casos da doença em Cambé e 45 em Londrina.

A eliminação da hanseníase é um compromisso global da Novartis que, desde 2000, fornece gratuitamente a poliquimioterapia (PQT) para o tratamento da doença em todo o mundo em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A PQT, que está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil, cura a hanseníase e interrompe sua transmissão. Ao todo foram doadas 40 milhões de unidades mundialmente, curando mais de 4,5 milhões de pacientes e representando investimento de US$ 60 milhões.

Nos últimos 20 meses, a Carreta de Saúde percorreu 15.000 quilômetros em 9 estados brasileiros. Ao todo, foram realizadas 20.000 consultas, tendo sido diagnosticados 640 casos da doença.

 

*Carreta de Saúde
É um veículo de 20 metros de comprimento, equipado com cinco consultórios e um laboratório para realização de exames de diagnóstico. Seus ambientes são climatizados com ar-condicionado, banheiro, palco com sistema de som, projetor multimídia com telão e elevador hidráulico, para acesso de pessoas com deficiência e idosos. Além disso, possui gerador próprio de energia e tem capacidade para atender 15 mil pessoas por ano.

A carreta se baseia na autonomia dos municípios na execução das políticas e da sua criatividade no planejamento da campanha.

 

Sobre a Sandoz
A Sandoz, divisão do Grupo Novartis, segunda maior fabricante mundial de medicamentos genéricos, oferece uma ampla gama de cerca de 1.000 produtos de alta qualidade e acessíveis que não são mais protegidos por patentes válidas. Com aproximadamente 25 mil colaboradores em 140 países, a Sandoz mantém a liderança global em biossimilares bem como em genéricos injetáveis, produtos oftalmológicos, dermatológicos e antibióticos. Grupos de produtos-chave incluem medicamentos para o tratamento do sistema nervoso central, distúrbios do aparelho digestivo, tratamentos cardiovasculares e terapias hormonais. . A Sandoz desenvolve, produz e comercializa estes medicamentos juntamente com produtos farmacêuticos e substâncias ativas biotecnológicas além de anti-infecciosos. Além de um forte crescimento orgânico nos últimos anos, a Sandoz tem feito uma série de aquisições incluindo a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria),Oriel Therapeutics (EUA) e Fougera Pharmaceuticals (EUA). Em 2012, a Sandoz alcançou vendas líquidas de USD 8,7 bilhões para o ano inteiro.

Serviço: 
Dia da Parceria com a Comunidade 
Dia: 25/04

Tenda – Cambé 
Local: Calçadão de Cambé 
Endereço: Avenida Brasil
Horário: 9h30 às 11h30

Tenda – Londrina
Local: Calçadão de Londrina
EndereçoEntre Rua Prof. João Candido e Avenida São Paulo, em frente ao Banco do Brasil
Horário: 12h às 14h

 

Contato 
Claudia Alves
In Press (agência externa)
Tel.: (11) 3323-3774
Cel.: (11) 9 9229-6339
E-mail: claudia.alves@inpresspni.com.br

Select a category

Related content

Serviço de Atendimento ao Consumidor

SAC.jpgInformações, sugestões e reclamações sobre os produtos Sandoz e informações médicas
0800 400 91 92 (Ligação gratuita)
Seg. à sexta (8h às 17h) 
sac.sandoz@sandoz.com