Sandoz fornece antibiótico para combater a mortalidade infantil em parceria com a Organização das Nações Unidas

  • Sandoz entrega 100.000 embalagens de comprimidos de amoxicilina 250mg (DT) para as Nações Unidas e se junta à equipe da ONU para inovações em pneumonia;  
  • Pneumonia é a principal causa de morte infecciosa entre as crianças menores de cinco anos no mundo, matando um milhão de crianças a cada ano e a amoxicilina é o tratamento prioritário contra pneumonia infantil

São Paulo, outubro de 2014 – A Sandoz, divisão de genéricos do grupo Novartis, anuncia a entrega de 100 mil embalagens de comprimidos de amoxicilina 250mg (DT) para as Nações Unidas (ONU). Esta inciativa integra  o compromisso com o Plano de Ação Every Newborn (Todos Recém-Nascidos) das Nações Unidas, lançado em Junho de 2014, um acordo que envolve ajuda humanitária a longo prazo para a prevenção da morte de milhões de crianças no mundo, atráves do fornecimento deste antibiótico chave para tratamento infantil.  

“Estamos satisfeitos em anunciar essa primeira entrega de nossa promessa em apoiar a ONU nessa importante missão global de saúde”, diz Nick Haggar, Diretor da Sandoz para Europa Ocidental, Oriente Médico e África. “Estamos orgulhosos em ter um papel de liderança na resposta à crescente necessidade global por essa nova formulação de anti-infeccioso, recomendado pela Organização Mundial de Saúde como a primeira linha de tratamento para pneumonia em crianças menores de cinco anos”.

Os estoques globais de longo prazo de amoxicilina 250mg DT chegarão aos países em desenvolvimento por meio da Comissão das Nações Unidas para Lifesaving Commodities (Produtos que salvam a vida), entidade que atua na luta pela redução de mortalidadede mulheres e crianças.

Além disso, assumindo o compromisso com o Plano de Ação das Nações Unidas, a Sandoz passa a ser membro ativo da equipe da ONU para Inovações em pneumonia, uma rede global de mais de 140 organizações comprometidas com a redução da mortalidade infantil por pneumonia.

Estima-se que ocorram cerca de 155 milhões de casos de pneumonia infantil a cada ano e a maioria não recebe o comprimido de amoxicilina recomendado. Um milhão de crianças morrem anualmente de pneumonia. A ONU lançou o Plano de Ação Every Newborn em junho de 2014, primeiro plano abrangente do mundo para eliminar as mortes evitáveis ​​de bebês recém-nascidos e natimortos.

A amoxicilina é da classe penicilina, antibiótico de largo espectro, comumente prescritos para crianças em tratamento de pneumonia e outras doenças, incluindo infecções bacterianas das orelhas, seios, garganta, trato urinário, pele, abdômen e sangue; ela também é usada como parte do regime de tratamento para Desnutrição Aguda Grave (SAM).

Sobre a Sandoz
A Sandoz, divisão de genéricos do Grupo Novartis, é líder global no mercado de genéricos. A Sandoz abriga aproximadamente 26,500 colaboradores em mais de 160 países, oferecendo uma ampla gama de produtos de alta qualidade e acessíveis que não estão mais protegidos por patentes. Com vendas líquidas de USD 9,2 bilhões de dólares em 2013, a Sandoz tem um portfólio de aproximadamente 1,100 moléculas, e ocupa a posição de número #1 no mercado global de biossimilares e também no mercado de genéricos injetáveis, oftalmológicos, dermatológicos e antibióticos, complementada por posições de liderança em cardiovascular, metabolismo, sistema nervoso central, dores, gastrointestinal, respiratório e áreas terapêuticas hormonais. A Sandoz desenvolve, produz e comercializa estes medicamentos bem como substâncias farmacêuticas e biotecnológicas ativas. Aproximadamente metade do portfólio da Sandoz é composto por produtos diferenciados, que são definidos como produtos que são mais difíceis de desenvolver cientificamente e fabricar do que os genéricos padrão.

Além de um forte crescimento sustentável desde a consolidação de suas empresas de genéricos sob a marca Sandoz em 2003, a empresa tem se beneficiado de um forte crescimento de suas aquisições, que incluem a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria), Oriel Therapeutics (EUA), e Fougera Pharmaceuticals (EUA)

 

# # #
Contatos para a imprensa

Catarina Marrão
S2Publicom
(11) 3531-4954  
catarina.marrao@s2publicom.com.br

Raquel Rapuano
S2Publicom
(11) 3531-4963 / (11) 5532-7122 R. 3404
raquel.rapuano@s2publicom.com.br

Select a category

Related content

Serviço de Atendimento ao Consumidor

SAC.jpgInformações, sugestões e reclamações sobre os produtos Sandoz e informações médicas
0800 400 91 92 (Ligação gratuita)
Seg. à sexta (8h às 17h) 
sac.sandoz@sandoz.com