Sandoz traz ao mercado nova opção de tratamento para mieloma múltiplo

Primeira versão genérica do medicamento oncológico Bortezomibe no mercado brasileiro

São Paulo, 26 de agosto de 2014 – A Sandoz, divisão de genéricos da farmacêutica suíça Novartis, anuncia hoje o lançamento da primeira versão genérica de Bortezomibe no mercado brasileiro, fruto de um acordo com o laboratório Accord Farmacêutica para distribuição e promoção do produto. Trata-se do primeiro medicamento do portfólio de Oncologia da Sandoz do Brasil para tumores hematológicos, formado até então por moléculas para tratamento de tumores sólidos.

Bortezomibe, versão genérica do Velcade® da Janssen-Cilag®, é indicado para o tratamento de mieloma múltiplo, um tipo de câncer que afeta as células plasmáticas da medula óssea e atinge predominantemente homens e mulheres entre 50 e 70 anos. O descontrole do crescimento dessas células causam tumores em ossos sólidos.

A diretora de especialidades, Daiane Trombini explica que a atuação da Sandoz no Brasil tem se tornado cada vez mais forte no segmento de especialidades. O portfólio da empresa conta com medicamentos oncológicos injetáveis e biossimilares para o tratamento complexos, destacando-se o câncer de próstata, câncer de mama e câncer de pulmão, impulsionada pela missão de ser a principal fornecedora de medicamentos de alta qualidade acessíveis.

“Mais do que uma conquista para o nosso portfólio, esta é uma vitória de milhares de pacientes. O Bortezomibe não é reembolsado em sua totalidade pelo governo e a versão genérica garantirá acesso a novos pacientes e oferecerá mais uma opção  aos pacientes que já estão em tratamento”, conclui Daiane.

A novidade é mais uma molécula da Sandoz para promover o acesso a medicamentos de qualidade para tratamentos complexos.  A versão genérica poderá ser encontrada na apresentação de3,5 mg, pó liofilizado, em frasco ampola.

A Sandoz, divisão de genéricos do Grupo Novartis, é líder global no mercado de genéricos. A Sandoz abriga aproximadamente 26,500 colaboradores em mais de 160 países, oferecendo uma ampla gama de produtos de alta qualidade e acessíveis que não estão mais protegidos por patentes. Com vendas líquidas de USD 9,2 bilhões de dólares em 2013, a Sandoz tem um portfólio de aproximadamente 1,100 moléculas, e ocupa a posição de número #1 no mercado global de biossimilares e também no mercado de genéricos injetáveis, oftalmológicos, dermatológicos e antibióticos, complementada por posições de liderança em cardiovascular, metabolismo, sistema nervoso central, dores, gastrointestinal, respiratório e áreas terapêuticas hormonais. A Sandoz desenvolve, produz e comercializa estes medicamentos bem como substâncias farmacêuticas e biotecnológicas ativas. Aproximadamente metade do portfólio da Sandoz é composto por produtos diferenciados, que são definidos como produtos que são mais difíceis de se desenvolver cientificamente e fabricar do que os genéricos padrão.

Além de um forte crescimento altamente sustentável, desde a consolidação de suas empresas de genéricos sob a marca Sandoz em 2003, a empresa tem se beneficiado de um forte crescimento de suas aquisições, que incluem a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria), Oriel Therapeutics (EUA), e Fougera Pharmaceuticals (EUA).

Referências
1. http://www.tudosobreomielomamultiplo.com.br/2013/09/25/entrevista-presidente-da-abrale-discute-cenario-do-mieloma-multiplo-no-brasil. Último acesso em agosto de 2013.