Sandoz lança medicamento genérico para hipertensão nos EUA

Versão autorizada do Diovan® foi desenvolvida em parceria com a divisão Pharma da Novartis

São Paulo, 23 de julho de 2014 – A Sandoz, divisão de genéricos do Grupo Novartis, lança nos Estados Unidos a versão genérica autorizada do Diovan® (Valsartana) para o tratamento de hipertensão arterial sistêmica, uma doença que afeta um a cada três adultos nos Estados Unidos.

O medicamento, desenvolvido em parceria com a companhia suíça detendora do medicamento referência, segue a linha do genérico Diovan HCT® (Valsartana e Hidroclorotiazida), introduzido em 2012 pela Sandoz EUA. Já a Sandoz comercializará a versão autorizada do Diovan® em todas as versões disponíveis no país: 40mg, 160mg e 320mg.

“Estamos lisonjeados por oferecer esta versão genérica autorizada, deste produto líder em medicamentos anti-hipertensivos, que juntos representam as marcas de medicamentos ARB (bloqueadores dos receptores da angiotensina, usados ​​para tratar a pressão arterial elevada) mais prescritos nos Estados Unidos. Esta importante parceria com a Novartis é mais uma prova do papel fundamental desempenhado pelas companhias com objetivo de aumentar o acesso dos pacientes aos cuidados de saúde de alta qualidade”, explica Peter Goldschmidt, presidente da Sandoz nos Estados Unidos e diretor da América do Norte.

A Novartis acredita que medicamentos de marca e genéricos se complementam entre si. A estratégia da companhia é maximizar os benefícios de todo o Grupo sobre o ciclo de vida de um produto. O direito de lançar a versão genérica do Diovan® garantido à Sandoz, vem de encontro com a estratégia da companhia em aumentar o acesso aos principais tratamentos de maneira mais eficiente e efetiva o possível.

Além de um forte crescimento sustentável desde a consolidação de suas empresas de genéricos sob a marca Sandoz em 2003, a empresa tem se beneficiado de um forte crescimento de suas aquisições, que incluem a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria), Oriel Therapeutics (EUA), e Fougera Pharmaceuticals (EUA)