Sandoz recebe aprovação do AirFluSal Forspiro na Alemanha

Medicamento é exemplo do investimento da Sandoz no desenvolvimento e produção de fármacos complexos para que se tornem mais acessíveis à população mundial

São Paulo, 17 de julho de 2014 - A Sandoz, divisão de genéricos da farmacêutica suíça Novartis, recebeu a autorização para comercialização um importante lançamento na Alemanha e Suécia. O genérico é preparado no Centro de Excelência respiratório da Sandoz, na Alemanha, em Rudolstadt, indicado para o tratamento de asma ou doenças crônicas de pulmão em pacientes acima de 12 anos. O AirFluSal Forspiro, composto pelas moléculas salmeterol e fluticasona, conta com recursos de controle visual da dosagem, em um dispositivo inalador inovador para carregar a dose, além de um contador de gotas.

Omedicamentopossui aprovação na Dinamarca, desde dezembro de 2013, e em países como Bélgica, Romênia, Bulgária e Hungria, além da Coréia do Sul.
“O produto é um lançamento-chave para nossa estratégia de introduzir medicamentos genéricos diferenciados no mercado. A comercialização deste produto, aprovado em alguns países, reforça o compromisso do Grupo Novartis com os pacientes diagnosticados com asma ou doenças respiratórias crônicas e fortalece também a liderança da Sandoz neste segmento, que apenas em 2012 representou 43% das vendas líquidas da empresa”, destacou Richard Francis, presidente Global da Sandoz.

A Sandoz, divisão de genéricos do Grupo Novartis, é líder global no mercado de genéricos. A Sandoz abriga aproximadamente 26,5 mil colaboradores em mais de 160 países, oferecendo uma ampla gama de produtos de alta qualidade e acessíveis que não estão mais protegidos por patentes. Com vendas líquidas de USD 9,2 bilhões de dólares em 2013, a Sandoz tem um portfólio de aproximadamente 1,1 mil moléculas, e ocupa a posição de número #1 no mercado global de biossimilares e também no mercado de genéricos injetáveis, oftalmológicos, dermatológicos e antibióticos, complementada por posições de liderança em cardiovascular, metabolismo, sistema nervoso central, dores, gastrointestinal, respiratório e áreas terapêuticas hormonais. A Sandoz desenvolve, produz e comercializa estes medicamentos bem como substâncias farmacêuticas e biotecnológicas ativas. Aproximadamente metade do portfólio da Sandoz é composto por produtos diferenciados, que são definidos como produtos que são mais difíceis de desenvolver cientificamente e fabricar do que os genéricos padrão.

Além de um forte crescimento sustentável desde a consolidação de suas empresas de genéricos sob a marca Sandoz em 2003, a empresa tem se beneficiado de um forte crescimento de suas aquisições, que incluem a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria), Oriel Therapeutics (EUA), e Fougera Pharmaceuticals (EUA).