Sandoz anuncia novo diretor geral no Brasil

A Sandoz, divisão de genéricos do Grupo Novartis, líder global neste mercado, anuncia André Brázay como novo diretor geral da empresa no Brasil desde 1º de março. O executivo substitui Fernando Mateus, que assumiu uma diretoria  regional na empresa com responsabilidade pelos países do Oriente Médio e África do Norte.

André é brasileiro e acompanhou toda a história do Grupo Novartis. Em 1991, foi convidado para estabelecer a joint-venture da Ciba com a Geigy, na Hungria, atuando nas áreas financeira e administrativa. Em 1996, quando houve a fusão da Ciba-Geigy com a Sandoz, originando a Novartis, foi transferido para a República Tcheca onde ocupou o cargo de diretor financeiro e presidente por um ano, liderando a criação da nova empresa neste país.
Após desenvolver uma carreira internacional, passando por experiências em diversos países, como Espanha, Vietnã, Hungria, Alemanha, Colômbia, Ucrânia e México, André retorna à sua terra natal para assumir a direção geral da Sandoz no país.

A Sandoz, divisão de genéricos do Grupo Novartis, é líder global no mercado de genéricos. A Sandoz abriga aproximadamente 26,5 mil colaboradores em mais de 160 países, oferecendo uma ampla gama de produtos de alta qualidade e acessíveis que não estão mais protegidos por patentes. Com vendas líquidas de USD 9,2 bilhões de dólares em 2013, a Sandoz tem um portfólio de aproximadamente 1,1 mil moléculas, e ocupa a posição de número #1 no mercado global de biossimilares e também no mercado de genéricos injetáveis, oftalmológicos, dermatológicos e antibióticos, complementada por posições de liderança em cardiovascular, metabolismo, sistema nervoso central, dores, gastrointestinal, respiratório e áreas terapêuticas hormonais. A Sandoz desenvolve, produz e comercializa estes medicamentos bem como substâncias farmacêuticas e biotecnológicas ativas. Aproximadamente metade do portfólio da Sandoz é composto por produtos diferenciados, que são definidos como produtos que são mais difíceis de desenvolver cientificamente e fabricar do que os genéricos padrão.

Além de um forte crescimento sustentável desde a consolidação de suas empresas de genéricos sob a marca Sandoz em 2003, a empresa tem se beneficiado de um forte crescimento de suas aquisições, que incluem a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria), Oriel Therapeutics (EUA), e Fougera Pharmaceuticals (EUA).

E-mail: catarina.marrao@s2publicom.com.br

(11) 3531-4963 / 5532-7122 R. 3404