Novartis anuncia Jeff George como CEO Global da Alcon e Richard Francis é nomeado como novo CEO global da divisão Sandoz

Novos líderes continuarão a construir inovação e presença global em dois dos principais mercados que a Novartis lidera

Basileia, 09 de abril, 2014 – O Grupo Novartis anunciou hoje o executivo Jeff George como novo CEO Global da divisão Alcon, a partir de 01 de maio de 2014. George irá substituir Kevin Buehler, que está se aposentando após uma carreira de 30 anos à frente da Alcon, divisão global e líder de mercado de cuidados com os olhos. Como parte da transição, Buehler continuará suportando a divisão com sua expertise de gestão e estratégia. A companhia agradece sua significativa contribuição para a Novartis e Alcon e deseja o melhor para seu futuro.

Richard Francis, um líder com vasta experiência no mercado farmacêutico e de biotecnologia, foi anunciado como o novo CEO da divisão global de genéricos, a Sandoz. Francis ingressa no Grupo Novartis após passagem no laboratório Biogen, no qual teve papeis fundamentais no que se refere a diversas áreas terapêuticas para o mercado americano e europeu ao longo de sua carreira de 13 anos na companhia.

“Os anúncios de Jeff George como novo Head da divisão Alcon e Richard Francis na divisão Sandoz, coloca dois líderes fortes à frente de dois mercados em que a Novartis é líder. Estes novos líderes serão responsáveis pela nova direção de crescimento para nossas divisões de cuidados com os olhos e genéricos – dois de nossos principais motores. Jeff e Richard têm a visão e expertise para fortalecer nosso posicionamento de líderes em ambos os mercados”, explica Joseph Jimenez, CEO do Grupo Novartis.

“Gostaria de agradecer Kevin Buehler por sua forte liderança e contribuições para o sucesso da Alcon ao longo dos anos e por liderar a fusão da empresa ao Grupo Novartis”, destaca Jimenez.

Enquanto Head Global da divisão Alcon, Jeff George continuará a fazer parte do Comitê Executivo da Novartis (CEN), se reportando diretamente a Joseph Jimenez, CEO do Grupo Novartis. Desde que ingressou no grupo Novartis em 2007, George foi responsável pelo aumento da liderança na divisão de Vacinas e Diagnósticos e também na divisão Pharma, assumindo a posição de CEO da Sandoz em 2008. Na Sandoz, George construiu uma liderança best-in-class e criou uma cultura de alta performance e vencedora na organização. Foi responsável pelo crescimento de vendas de 7,5 bilhões de dólares em 2009 para 9,2 bilhões em 2013, ao mesmo em tempo em que tornou a divisão líder em biossimilares com um portfólio líder no segmento.

Como novo Head da Sandoz, Francis se junta ao CEN, também se reportando diretamente a Jimenez. Sua última posição no laboratório Biogen foi de Vice-Presidente das Operações Comerciais nos Estados Unidos, maximizando os resultados em crescimento e profitabilidade. Anteriormente, Francis exerceu papéis de liderança nos também laboratórios farmacêuticos Sanofi e Wyeth.

Disclaimer
Este release contém frases no futuro que se referem ao potencial impacto da liderança de George e Francis a frente das divisões Sandoz e Alcon. Estas frases se referem às expectativas de gestão em relação a eventos futuros envolvem certos riscos e outros fatores que podem ocasionar em resultados diferentes dos aqui citados. Não há nenhuma garantia que qualquer resultado particular será alcançado com a liderança de ambos executivos. Em particular, as expectativas podem ser influenciadas por estudos clínicos, ações regulatórias inesperadas e/ou atrasos em questões regulatórias de forma geral, além de condições de mercado e do segmento farmacêutico, bem como tendências globais de custos com a saúde incluindo riscos de manufatura. O Grupo Novartis está providenciando este release única e exclusivamente como uma atualização na presente data e não se responsabiliza por nenhuma obrigação de atualização no que se refere a resultado, novas informações, eventos futuros, etc.

Sobre a Novartis
A Novartis oferece soluções de saúde inovadoras que atendem às necessidades em constante mudança de pacientes e da população. Com sede em Basileia, na Suíça, a Novartis oferece um diversificado portfólio de medicamentos inovadores; cuidados com os olhos; medicamentos genéricos de baixo custo; vacinas preventivas e ferramentas de diagnóstico; medicamentos isentos de prescrição e saúde animal. A Novartis é a única empresa global com posição de liderança em todas essas áreas. Em 2013, as operações do Grupo atingiram vendas líquidas de US$ 57,9 bilhões, enquanto cerca de US$ 9,9 bilhões foram investidos em pesquisa e desenvolvimento. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 136.000 colaboradores e operam em mais de 140 países ao redor do mundo. Mais informações, www.novartis.com.br.

Release original (em inglês) disponível em http://www.sandoz.com/media_center/press_releases_news/global_news/2014_04_09_Novartis_appoints_Jeff_George_as_Division.shtml

Sandoz - Raquel Rapuano

Alcon – Tatiana Vitta