Sandoz recebe aprovação do biossimilar Filgastrim no Japão

Empresa é a primeira a garantir a aprovação de dois biossimilares no País

São Paulo, 27 de março de 2014 - A Sandoz acaba de receber a aprovação para a comercialização do biossimilar Filgrastim, da filial japonesa, indicado para pacientes com câncer. O medicamento previne a Neutropenia – desordem hematological caracterizada por um número anormalmente baixo de neutrófilos, o tipo mais importante de células brancas do sangue¹ -, possibilitando a aceleração da recuperação de glóbulos brancos, além deo estímulo à mobilização de células-tronco hematopoéticas para coleta e transplante.

Filgastrin, que será comercializado em três apresentações: 75, 150 e 300 mg, recebeu aprovação em todas as indicações do medicamento de referência. Além de oferecer aos pacientes qualidade, segurança e eficácia comparáveis, proporciona economia para os sistemas de saúde, sustentando a inovação e o fácil acesso ao paciente.

A Sandoz é a única empresa com autorização de comercialização para mais de um medicamento biológico no mercado japonês.  O primeiro a receber a aprovação foi o Omnitrope® - hormônio de crescimento humano –, lançado no país em 2009.

"Foi um prazer receber a segunda aprovação de biossimilares no Japão. Este produto já foi utilizado na prática clínica em mais de 40 países ao redor do mundo com a marca Zarzio®. Agora estamos ansiosos para disponibilizá-lo aos pacientes e médicos no país", ressalta disse Junichi Nakamichi, País Head, Sandoz Japão.

Sandoz x Biossimilares

Os biosimilares oferecem o mesmo benefício clínico que produtos de referência, tendo sido usados ​​na prática clínica desde 2005. A Sandoz é líder mundial e pioneira no desenvolvimento, fabricação e comercialização de biossimilares. Atualmente, comercializa três produtos biológicos similares, vendidos em mais de 50 países, os quais são # 1 em suas respectivas categorias globalmente. Sua participação chega a mais de 50% do mercado global, o que inclui todos os biossimilares aprovados em mercados altamente regulados como EUA, Europa, Canadá, Japão e Austrália.

A Sandoz possui seis moléculas de biossimilares na fase fase III de ensaios clínicos / Registro de preparação, incluindo versões de produtos biológicos líderes como: Adalimumabe (Humira do AbbVie ®), Etanercept (Enbrel da Amgen ®) e Rituximab (Rituxan da Roche ® / MabThera ®).

Referência:

1. News Medical. Neutropenia. Disponível em: <http://www.news-medical.net/health/Neutropenia-What-is-Neutropenia-(Portuguese).aspx>. Acessado em: 27/03/2014

A Sandoz, divisão de genéricos do Grupo Novartis, é líder global no mercado de genéricos. A Sandoz abriga aproximadamente 26,5 mil colaboradores em mais de 160 países, oferecendo uma ampla gama de produtos de alta qualidade e acessíveis que não estão mais protegidos por patentes. Com vendas líquidas de USD 9,2 bilhões de dólares em 2013, a Sandoz tem um portfólio de aproximadamente 1,1 mil moléculas, e ocupa a posição de número #1 no mercado global de biossimilares e também no mercado de genéricos injetáveis, oftalmológicos, dermatológicos e antibióticos, complementada por posições de liderança em cardiovascular, metabolismo, sistema nervoso central, dores, gastrointestinal, respiratório e áreas terapêuticas hormonais. A Sandoz desenvolve, produz e comercializa estes medicamentos bem como substâncias farmacêuticas e biotecnológicas ativas. Aproximadamente metade do portfólio da Sandoz é composto por produtos diferenciados, que são definidos como produtos que são mais difíceis de desenvolver cientificamente e fabricar do que os genéricos padrão.
Além de um forte crescimento sustentável desde a consolidação de suas empresas de genéricos sob a marca Sandoz em 2003, a empresa tem se beneficiado de um forte crescimento de suas aquisições, que incluem a Lek (Eslovênia), Sabex (Canadá), Hexal (Alemanha), Eon Labs (EUA), Ebewe Pharma (Áustria), Oriel Therapeutics (EUA), e Fougera Pharmaceuticals (EUA).