Diversidade e Inclusão

performance_culture.jpg

 

 

Nathalie Ponnier
Head Global de Comunicação,
Presidente Global do Conselho de D&I
 

Como parte do Grupo Novartis, acreditamos que a diversidade e inclusão é a chave para o nosso sucesso a longo prazo. A expansão na mobilidade global e migração mudaram padrões demográficos e agora as populações são mais diversificadas do que eram antigamente. Cada vez mais, o mundo que vemos refletido no espelho é aquele que não olha ou pensa como qualquer um de nós. Em vez disso, a reflexão é uma mistura de culturas, etnias, religiões e gerações, entre outros. A homogeneidade de ontem rendeu-se ao caminho para a heterogeneidade de hoje.

Há muitas razões para uma organização global como a Sandoz cultivar um ambiente diverso e inclusivo. No entanto, a diversidade em si não é o nosso objetivo, ao contrário, nós a vemos como uma ferramenta através da qual podemos atender melhor os pacientes, clientes, colaboradores e todos os nossos stakeholders. Como uma empresa com cerca de 25 mil funcionários em 140 países, cujos produtos estão disponíveis para mais de 90% da população do mundo, os mercados em que atuamos são incrivelmente diversificados. Ao refletir essa diversidade e aproveitando a diversidade associada ao pensamento e ao conhecimento dentro de nossa própria organização, pode-se obter uma melhor compreensão do mercado e dos clientes, além de melhorar a nossa capacidade em satisfazer as necessidades dos pacientes e outras partes interessadas

Nossa visão:
“Tornar-se a principal empresa de genéricos cultivando um ambiente de alta performance inclusivo que valoriza a diversidade.”

Um exemplo de onde a diversidade é aproveitada para o benefício de toda a organização pode ser encontrada na área de Comunicação Global, com sede em Holzkirchen, na Alemanha. Essa equipe é composta por nove mulheres e três homens, os colaboradores são de 11 nacionalidades diferentes, alguns deles ainda possuem dupla cidadania. Entre eles, conversam em Holandês, Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Tagalo, língua nativa das Filipinas, e trazem com eles experiência pela Austrália, Europa, incluindo Turquia e Reino Unido, América Latina, América do Norte, Filipinas e África. A equipe aproveita as diversas origens culturais, educativas e profissionais dos seus membros para trabalhar efetivamente com os mercados locais. Eles também trazem um conjunto mais amplo de ideias e desafiam uns aos outros com as suas diferentes perspectivas. Vez ou outra, eles vivenciam situações onde a verdadeira compreensão de um mercado local provou ser um trunfo inestimável. Para os membros da equipe de Comunicação Global, a diversidade é, de fato, um componente essencial da perspectiva global que eles precisam para operar de forma eficaz. Equipes como essa são comuns em toda a Sandoz, mas particularmente na sede na Alemanha.

Diversidade e inclusão cobrem diversos aspectos, entre eles:

  • Idade
  • Habilidades diferenciadas
  • Educação
  • Etnia
  • Sexo
  • Experiências de vida
  • Nacionalidade
  • Raça
  • Religião
  • Orientação sexual
  • Estilos de pensamentos

Na Sandoz, nós buscamos ser o melhor para elevar nossa indústria e superar o mercado. A fim de continuar a ser um precursor, no entanto, temos que ter a certeza de que pessoas talentosas querem se juntar a nós, onde tenham interessantes oportunidades de desenvolvimento e de carreira para que eles permaneçam comprometidos e engajados após ingressar na empresa. Para atrair esses profissionais de talento, oferecemos um ambiente que valoriza e integra as diferenças de cada associado e oferece a oportunidade para que todos possam participar, atingindo nossos objetivos de negócios. Por exemplo, em 2011, a Sandoz lançou um programa para desenvolver um pipeline de liderança feminino chamado “Mulheres na Sandoz”. Trata-se de um programa piloto que visa proporcionar às participantes um maior acesso ao Comitê Executivo Sandoz global (SEC), a fim de construir uma comunidade de fortes lideranças femininas que podem, por sua vez, treinar e desenvolver outras colaboradoras na gestão de liderança. A diversidade nos ajuda a recrutar a partir do maior número possível de pessoas, assegurando que estamos a contratar e manter absolutamente as melhores pessoas disponíveis, não apenas os melhores de uma pequena subseção da sociedade.

Além de interessantes oportunidades de desenvolvimento, a Sandoz também reconhece que os nossos colaboradores são os principais contribuintes para o nosso sucesso, e seu bem-estar depende, em grande parte, de uma integração efetiva entre trabalho, lazer, família e outros interesses. Portanto, trabalhamos recentemente nas Diretrizes de Integração Trabalho-Vida para ajudar os países a fornecer flexibilidade para seus colaboradores e, sempre que possível, levar em conta as suas necessidades individuais, quanto ao planejamento e atribuição de trabalho.

D&I na Sandoz é apoiado pelo Conselho Global de Diversidade e Inclusão. Presidida por Nathalie Ponnier, Head Global de Comunicações e liderada por Yashica Olden, Head de Diversidade e Inclusão, o Conselho representa todas as regiões e funções na Sandoz em todo o mundo e cada membro do Conselho apoia organizações locais através de um sistema Campeão de D&I que é projetado para promover as melhores práticas e facilitar o compartilhamento de boas práticas e conhecimentos. O Conselho é composto por 15 membros, que em seu papel como Campeões líderes de D&I garantem a implementação bem-sucedida do comitê da Sandoz de D&I.

O Conselho Mundial D&I pode, por sua vez, contar com o apoio do Conselho D&I da Novartis, bem como o Conselho Consultivo de Diversidade e Inclusão (DIAC), um grupo de diversos líderes de diferentes culturas e origens profissionais que foram selecionados pelo então Presidente da Novartis, Daniel Vasella, MD, para fornecer orientação sobre questões de Diversidade e Inclusão.

A iniciativa de Diversidade & Inclusão é sustentada por um boletim trimestral, artigos regulares na intranet global, bem como atividades e eventos locais e regionais. Além disso, a cada ano, dois prêmios "Diversidade e Inclusão Awards" são entregues para colaboradores ou equipes que têm aproveitado a diversidade para suprir uma necessidade de negócio. A Sandoz é também um patrocinador corporativo de Gestão de Desenvolvimento Europeu de Network das Mulheres (EWMD), uma rede internacional de mulheres na gestão.

Select a category

Related content

Serviço de Atendimento ao Consumidor

SAC.jpgInformações, sugestões e reclamações sobre os produtos Sandoz e informações médicas
0800 400 91 92 (Ligação gratuita)
Seg. à sexta (8h às 17h) 
sac.sandoz@sandoz.com